O Sindicato

PARA QUE SERVE UM SINDICATO? PORQUE UM SINDICATO DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA NO ESPÍRITO SANTO?


PARA QUE SERVE UM SINDICATO?

O trabalhador é quem gera riqueza? E o trabalhador que cuida do trabalhador? E se há um grupo de trabalhadores que cuida dos trabalhadores que cuidam dos trabalhadores...? Temos aí um Sindicato de Trabalhadores? Um Sindicato, lícito e competente, vai cuidar da riqueza de um país e cuidar para que tal riqueza seja distribuída o mais democraticamente possível. Temos aí um Sindicato de trabalhadores para os trabalhadores!



Numa primeira consideração, um sindicato serve para proteger o trabalhador, ou seja, cuidar para que os direitos humanos básicos concernentes ao exercício da profissão, bem como aqueles direitos trabalhistas propriamente ditos, sejam respeitados e garantidos em sua prática cotidiana. Desde esse nível básico, um sindicato trabalhará também na melhoria das condições de trabalho (salário, condições materiais e imateriais) já existentes, das condições de vida do trabalhador e sua família (convênios de saúde, convênios educacionais, convênios moradia, seguros, etc) e na ampliação dos postos de trabalho (pleitear mais concursos públicos, acompanhar a licitude dos certames, exigir o cumprimento de legislações – número mínimo de profissionais por instituição, convocação dos trabalhadores concursados, etc.).

UM SINDICATO DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA NO ES?

Um sindicato de profissionais de Psicologia no Espírito Santo vem incidir positivamente num quadro generalizado de subempregos, vínculos precários, salários indecentes, concursos insuficientes e/ou duvidosos, desemprego e condições de trabalho aviltantes. Podemos arriscar dizer que os psicólogos e psicólogas do ES não se percebem como trabalhadores, mas como profissionais autônomos em batalhas individuais, comumente atuando em clínicas, em espaços alugados com mais 2 ou 3 colegas. Podemos afirmar também que o número de profissionais de Psicologia em instituições públicas tem aumentado nos últimos anos, gerando com suas intervenções um questionamento continuado sobre as políticas públicas, ética no exercício da profissão e pertinência crítica nas ações junto a situações de pobreza, violência e emancipação comunitária.

Dessa forma, o sindicato de psicólogos do ES vem atuar numa perspectiva geral de proteger os direitos, a saúde e a formação profissional da categoria mediante as seguintes frentes de trabalho:

1. Ouvir continuamente as necessidades da categoria e encaminhar ações resolutivas;

2. Presença nas mesas de negociação salarial;

3. Intervenção junto às prefeituras e Estado pleiteando novos concursos públicos;

4. Discussão dos oferecimentos de cargos e salários dos concursos públicos;

5. Atuação na efetivação de convênios nos campos da Saúde, Educação e Moradia;

6. Discussão dos conteúdos e temas oferecidos nas academias de Psicologia;

7. Atenção a temas sociais relevantes centrais e transversais à psicologia capixaba.

Todas essas frentes, então, têm como princípios a regularização das condições de formação e trabalho da categoria, a melhoria dessas condições e o fomento da melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Nesse sentido, trabalharemos promovendo a união dos profissionais de Psicologia no Estado do Espírito Santo no sentido de causas coletivas e democráticas.

TRABALHAMOS PARA QUE VOCÊ POSSA TRABALHAR BEM!

(Texto de Ricardo Bodart em colaboração com a Comissão Pró-sindicato dos Psicólogos)